quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Feliz Aniversário, "Chama a Mamãe"!

Olás...

Caramba! E lá se foi mais um ano. 2014 teve sabores especiais, e um, em particular foi a "criação" do blog "Chama a Mamãe". Comecei 2014 com 0 pé direito!

Numa conversa,  ainda com semblantes sonolentos,  uma das filha fez esse comentário: "Mãe, por que a senhora não cria um blog?". E foi a própria quem me deu uma dezena de motivos para ser convencida de que deveria criá-lo. 

E isso aconteceu  há exatos 12 (doze) meses! Obrigada, Maíra.

Nesse interstício de tempo, percebi que tenho "leitores" (olha só a presunção!) de perfis variados: aqueles que sempre me encontram e dizem "como  é mesmo o nome do teu blog?", e vão continuar a perguntar, mesmo que eu o tenha fornecido centenas de vezes; os que leem o blog e comentam a matéria, pessoalmente, mas preferem não registrar o comentário, e a esses  meu carinho; aqueles que leem e não gostam das postagens, e a esses meu maior respeito, porque respeito a liberdade e o livre arbítrio; aqueles que já foram homenageados, com poemas, poesias, ou com apenas simples palavras organizadas, de maneira que demonstrassem meus sentimentos para com eles, e sei que leram, mas têm perfis de pessoas que não gostam de certa "exposição", amigos/as a quem demais respeito; os que leem e até "choram", fazendo questão de enviar pelo WhatsApp o registro de suas emoções; aqueles que acessam o blog, mas preferem pensar que eu não sei que acessam (rsss)...

O que importa, nesse 1 ano, é que provoquei emoções. De alguma forma, provoquei emoções.

Mas há um fato especial a destacar: EU---------------> sou a própria emoção! 

Emociono-me, na maioria das vezes que estou elaborando uma matéria para o blog. Não sei levar dias a fazer isso. Tem que sair no momento exato que essa emoção aflora. O pensamento vai acompanhando o que o coração dita. Se deixar para outro dia... já não terá o mesmo sentido.

Talvez não tenha "cumprido"  o objetivo inicial do blog, mas esse era mesmo o objetivo intrínseco: ir fazendo como desse para ser feito. Nada de obrigações. Nada de compromissos. Nada de comprometimentos com ninguém. E, sim, somente com a minha consciência.

E lá se vão tantos dias a assim agir. 

O foco  será sempre aquele que se apresentar, para mim, como válido a ser comentado, seja algo já ultrapassado, velho; ou algo que apenas divago... nos dias em que apenas quero ...

e s c r e v e r.

As imagens capturadas da minha câmera, ou do meu celular são ... de  nenhuma qualidade. Mas faço questão que sejam estas a serem aqui mostradas. É o que me permito fazer, por enquanto. Para relembrar-me: "Nada de compromissos!". E, quando "colaboradores" derem uma mãozinha, será aceita de bom grado.

Não poderia concluir sem antes registrar um fato mais do que especial. Ao ser comentado por último, sua importância não é menor. Ao contrário, está entre o que de melhor aconteceu a mim nesses 365 dias de 2014: amigos que conquistei; amigos especiais; amigos alegres, cativantes, saudáveis (mentalmente, inclusive); amigos alto astral. Amigos sensacionais!

São amizades que foram acontecendo, dia a dia, sem muito esforço, pelos blogs "Persuacção - a força dos argumentos", um blog que funciona como uma "incubadora", e "Encontro de Gerações", cujo sentido  da existência do blog é dos mais louváveis: unir amigos de um determinado lugar mais do que especial, conhecido na canção de Roberto Carlos- COIMBRA, em Portugal. Amigos de um Bairro, do qual já me sinto "moradora", o  Bairro Norton de Matos.

Cusca (apenas no sentido de curiosa) que sou, por meio desses blogs, acrescentei ao meu (parco) conhecimento tantas riquezas em termos de cultura, de linguagem. "Viajei"  por lugares inimagináveis, sempre com malas prontas,  pelo blog  "Travel With Us", de um casal português da melhor qualidade, diria. As imagens captadas por esses dois viajantes, desses maravilhosos lugares , em naaaddddaaaa  têm a ver com aquelas captadas por mim, com a minha "miguinha" Samsung.

No "persuacção", não poderia deixar de registrar o material de excelente qualidade lá postado. O "amigo virtual" Charlie, sempre se posicionando contra a opressão do governo sobre o povo português; o poeta e incansável lutador pela liberdade, Jorge Castro (Grande OrCa!). Ambos visitaram o "Chama a Mamãe", uma imensa honra.

Como não mencionar isso? Concluo que foi o melhor acontecimento de 2014 e somente o "Chama a Mamãe"  poderia me proporcionar esse presente. 

Obrigada!  - em ordem alfabética porque não poderia mensurar a ordem de importância, posto que todos têm singular importância,para mim:

Alfredo Moreirinhas (turista e fotógrafo supimpa);
Bobbyzé (embora não tenhamos "falado", sempre leio seus comentários e percebo o quanto és, também, um rico manancial de conhecimentos, especialmente em termos de música... e excelentes músicos. Viva, sempre, Joe Cocker!);
Carlos Carvalho (dá colo aos amigos e faz as vezes de ... bispo);
Carlos Viana ( para eu jamais esquecer que é Carlos Viana!Obrigada pela gentileza em desfazer a confusão entre você e o Tonito, posando naquela foto sensual daquele domingo);
Celeste Maria (a musa do Dom,sempre sorridente, simpática, professora de Yoga, e tantos outros atrativos, pelos quais certamente o Dom se apaixonou);
Chico Torreira (do Canadá, as suas melhores imagens);
Daisy Moreirinhas (turista, esposa e fotógrafa porreta);
Dom Rafael ( simpático por demais, querido e fofo Dom, além de meu "patrão");
Olinda Rafael (irmã do Dom e tão simpática quanto a cunhada e o irmão);
Paulo Moura ( o que dizer desse cara? Um cara e tanto! Dispensa todos os meus melhores adjetivos; por meio dele conheci e me apaixonei por todas essas pessoas; Paulo Moura é daquelas pessoas que se mira o olhar ...e já sabemos: quero essa pessoa no meu círculo de amizades, porque vale mais do que ouro!)
Quito Pereira (e sua São) - poeta, viajante... contador de histórias... chora quando o time é campeão; chora quando o neto nasce; chora, porque teu choro é pura emoção).
SãoRosas (o que dizer "disso"? Apenas que "nasceu assim" e, pelo que  vejo, irá morrer assim. Menina travessa. Foi "ela" quem me permitiu registrar o que rondava minha cabeça... mirabolante... ironizando, gozando e zoando das situações um tanto... como diria?... um tanto eróticas, para fugir um pouco das situações exóticas, rotinas da minha Amazônia.
Tonito (sei que é o Tonito! A foto sensualíssima não me deixou dúvidas).

A proteção da Natureza depende de cada um de nós. Cada pedaço de papel jogado ao chão, será lixo para os rios, para o mar, para os lagos. Esteja atento ao que você está causando a si, aos filhos e netos. Você pode mudar isso, com atitudes corretas. Este sol que veem no suor do meu rosto, pode progredir para um clima que o homem já não poderá suportar.   
Os nossos olhos podem até ser tapados, pela nossa ignorância. Mas os "olhos" da Natureza - aqui representados pelos frutos do Guaranazeiro  - estão sempre a nos observar. Então, seja a gota d´água que pode fazer a diferença.


Feliz Aniversário, Mamãe Coruja!



30 comentários:

  1. Deixas-me sempre toda molhadinha (e tenho que aproveitar enquanto o Rafaelito Ginecologista não vem aí pregar-me um sermão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Importa que venhas, seca ou umedecida, São.
      Obrigada pela força.
      Bjs

      Excluir
  2. Não aqui não exerço essa profissão. Só tenho um consultório para os desvios mais agudos...mas por vezes sou bem benovolente.Não por mim...mas pelas diversas sensibilidades que sempre se encontram num encontro de gerações! Gerir seja em que ramo for não é fácil.
    Percebeis?
    Eu até vou aos blogues marotos onde é preciso bater à porta e dizermos a idade! Mas sento-me a um canto observando sem que me vejam!
    Bom, mas vamos ao que interessa.
    Parabéns para a autora do blg que faz 1 ano!
    Um ano, metade talvez de aprendizagem, mas a partir daí a consolidação de um caminho a seguir:tudo muito bem estruturado. Coisas simples e outras bem mais profundas, dedicação e profundo amor filial, na fotografia sabendo clicar a propósito!
    Tenho o dom de agradecer quando DOM é mimado!Será que fofo me assenta bem? Desde que não seja significado de "mole"!!E isso não é!
    Por aqui usa-se mais a expressão " tão fofinho"!
    Já não sei como sair deste beco sem saída!!!
    É melhor sair, sem que antes deseje a Chama a Mamãe Um excelente ANO 2015.
    AH! aqui apenas posso mais uma vez oferecer um capéu de chuva à São Rosas! Quem anda à chuva molha-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ..será que capéu é chapéu no Brasil!Não é!Foi erro de batimento em tecla com o dedo!

      Excluir
    2. Dom,
      O adjetivo "fofo" é no sentido de querido, de pessoa que a gente quer bem, que cativamos no coração.
      Os desvios de comportamento da São... são, por assim dizer, aceitáveis. Por boas causas. E demonstra, no extensivo rol de amigos que ela tem, o quanto são tolerantes. E tu tens esse dom, de ser o "ginecologista" dessa pessoa, porque certamente encontra obstáculos por quem a vê, assim, sem conhecer a sua "essência".
      Gerenciar a vida, di per si, Dom, já não é tão fácil. Por conseguinte, gerir qualquer ação dela advinda, menos fácil, ainda. Mas quando colocamos alguns temperos... as coisas vão se alinhando. Melhor tempero, no entanto, são as boas amizades.
      Obrigada pela tua.
      Bjs

      Excluir
    3. Vá lá que o Rafaelito quase me esteve a oferecer um capéu de cuva!

      Excluir
  3. Parabéns a " Chama a Mamãe", pelo seu primeiro aniversário!
    Parabéns à autora de um espaço onde se vê a amizade descomprometida, o prazer da partilha, o encanto da escrita, uma ligação que se vai cimentando, alargando até às lindas filhas!
    Gosto de passear por aqui e agradeço as amáveis referências. Não me é possível observar bem, pois Chama a Mamãe esconde-se por trás de umas bagas... mas deixa subentendido tudo o que escrevi sobre a autora.
    Um ano cheio de saúde, o resto vem por acréscimo!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Celeste Maria! Quem agradece sou eu pela recepção dada a mim.
    Sim,a foto tem esse propósito, de demonstrar o que tentei colocar na legenda. Há uma lenda, com o fruto do guaranazeiro, de que são olhos que nos observam, na mata. São esses olhos observadores, quase como pedindo socorro,que quis deixar em evidência.
    "Não matem a mata".

    ResponderExcluir
  5. Compartilhando...Ano do "Chama a Mamãe em fotos"
    https://plus.google.com/photos/100282299248949637415/yearinphotos2014?authkey=COyUtOejzLqZuAE

    ResponderExcluir
  6. Boa noite! É a primeira vez que acedo a este blog, e parece que venho a tempo de celebração ;) assim sendo, muitas felicidades pelo blog! E já agora, um feliz 2015 com saúde para todos! Li o seu post no blog da AfundaSão e achei que estava a perder boa leitura! Assim decidi aparecer! Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha!
      São manifestações assim, que me incentivam a ter mais um ano de blog, seja até quando Deus assim permitir...e vocês me aturarem.

      Feliz 2015, 2016, 2017... 2100...! Muito obrigada por teres vindo, e, muito mais, por essa manifestação de carinho.
      Obrigada, AfundaSão. Alguém foi lá e também veio afundar... aqui. Ano Novo começou bem, para mim.
      Outro abraço para você, destas bandas exóticas.

      Excluir
    2. Paulinha, sempre tiveste bom gosto, cachopa ;O)

      Excluir
    3. Qualquer dia tenho de arranjar tempo para voltar a escrever... Entretanto vou lendo ;) Abraço a ambas, ao mesmo tempo e tudo, hã!? ;)

      Excluir
    4. "Ai cachopa, se tu queres ser bonita / Arrebita, arrebita, arrebita / Casei com uma Gabriela / por ela ter muita guita / Agora minha espinhela / Arrebita...", lembrei do cantor português Roberto Leal, muito sucesso fez no Brasil com a música Arrebita, em cuja letra existe a expressão cachopa (rapariga/moçoila).

      Excluir
    5. Sempre gostei dessa palavra. Tenho amigas minhas que não gostam...

      Excluir
    6. Existia uma marca de cera, para assoalho, cujo nome era Cachoppa.

      Excluir
    7. Devia ser para a malta não esfolar os joelhos...

      Excluir
    8. Sim, tem sentido. Afinal, vergam-se os joelhos para muitas atividades...
      Para passar cera, inclusive. rssss

      Excluir
    9. Alcatifas é que são tramadas!...

      Excluir
    10. Bons para climas amenos.
      Já por aqui...

      Excluir
  7. ...E de vez em quando também me "colei", com agrado, aqui! Hoje, fui surpreendido por ter sido referido, e assim, na minha qualidade de cardeal, aqui deixo as minhas...bênçãos para que este blog continue neste caminho de afectos! Parabéns!
    (Sãozita! Lá por falar em "bençãos" não quer dizer que te ajoelhes! Vá lá!Vá lá... Levanta-te rap'riga)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Carlos. Desde o início, quando acessei o Tuna Meliches e fui perguntando ao PM quem era quem nas fotos, logo simpatizei contigo. Vi que não estava errada.
      Obrigada pela simpatia e bom humor.
      Agradeço as bençãos, Vossa Eminência.
      A São é daquelas que ajoelha... e reza.

      Excluir
    2. Que seja a Eros!
      Afinal, cresça e multiplique... e não há outra forma disso acontecer, se não for fazendo amor, sexo...

      Excluir
    3. Eu nem a Eros rezo. Dedico-lhe é alguns dos melhores momentos da minha vida...

      Excluir
  8. Parabéns pelo aniversário do blog tia! Legal saber que ele nasceu de uma conversa com a Maíra. Acho linda a cumplicidade e amizade de vcs... Deus conserve sempre assim!!! Um beijo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a ideia foi dela...
      Aprendi há muito, que para se ter a amizade e o respeito dos filhos devemos ser, antes de sermos pais, amigos e parceiros deles.
      Caso contrário, acabam encontrando isso nas ruas, e muitas das vezes da pior maneira possível.
      Portanto, somos cúmplices nesse aprendizado.

      Excluir