quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Aprenda a Língua brincando rss



Olás...
 

26 letrinhas o alfabeto tem. Com 17 escrevo Acordo Ortográfico  e com 18   não entendi patavina”, também.

Com qual propósito o Acordo foi assinado? Em Portugal, portugueses  continuam escrevendo correcto, optimo, facto.....No Brasil,  um bom número de brasileiros já escrevia errado e agora justifica que  escreve herradu por conta  do Acordo. 

Vamos  falar do TREMA (sinal colocado sobre a letra "ü"). O trema não é mais usado sobre o ü dos grupos que, qui, gue, gui.

Agora não há mais dúvida! A linguiça não deve mais tremer em sua boca. Linguiças que se prezam não tremem mais, portanto NÃO TREMA!  

Também NÃO TREMA se a idade dos cinquenta  for chegando. Vão enfiar  em sua cabeça, feito lavagem cerebral, que está começando a melhor idade. Não acredite, mas NÃO TREMA.

Da mesma forma NÃO TREMA se algum delinquente tomar sua carteira em um assalto. Reze e se inspire na estátua do Cristo Redentor: ande por aí com os braços abertos, porque  assim você não dará trabalho ao delinquente.

NÃO TREMA diante de um sequestro. Os dois pontinhos em cima da letra “u”  foram sequestrados, mas não houve pedido de resgate, a não ser por aqueles assassinos da Língua Portuguesa que vão continuar “estruprando os pessoal, com essesção de pôcos”. (Camões, fique por aí. Por cá a coisa tá feia!).

Caso você veja alguém ensanguentado, NÃO TREMA. Leve-o ao Pronto Socorro mais próximo e não tente arguir alegando inocência. Sempre irão desconfiar que foi você quem causou o estrago na pessoa. Mesmo assim, melhor manter-se tranquilo: você é um campeão equestre.

Última recomendação: SÓ TREMA diante das palavras estrangeiras e suas derivadas, como Müller, mülleriano.

Brevemente,   trarei  mais  Língua com as mudanças do Acordo. Até lá.


Mamãe Coruja

"Bença, mãe!"



 Olás..


Deus os abençoe, meus filhos!


Toda  minha  vida fui acostumada a pedir a benção aos meus pais, avós, tios, padrinhos (de Batismo, de Crisma e de Fogueira de São João). Sempre presenciei esse costume em minha casa e no meio social – interior - no qual convivi até os meus 14 anos. 

Para muitas pessoas pedir a benção pode ser uma obrigação religiosa, mas para mim sempre teve o sentido de respeito. Alguns pedem a benção de padres e/ou  papas. Embora as pessoas mereçam  nosso respeito, somente para aquelas com laços consanguíneos é que julgo cabível o pedido da benção. Exceção a essas,  peço diariamente a benção de Deus e de Maria, mãe de Jesus, da mesma forma que ela  abençoava seu Filho.


Não interpreto o pedido da benção como ato de submissão. Também  não beijaria a mão de alguma autoridade, tampouco o anel que determina o seu  nível de poder. Isso não fiz, não faço e enquanto guiar meu  destino,  jamais o farei!


Mesmo morando  na cidade, sujeita  às  influências da modernidade facilitada pela mídia, jamais  deixei  de lado esse costume. Minha mãe está  em outro estado, longe  de mim, mas mesmo assim, sempre que nos falamos ao telefone, minhas  primeiras  palavras são: “ Bença, mamãe”. E ela, nesses seus 96 anos, sempre abençoou a  mim  e  aos outros 4 irmãos.


“A sua benção, mamãe”  foi  reduzida - com o passar do  tempo - a “bença, mãe”. Mas o que vale mesmo é a intenção, é o sentimento de respeito   que você nutre pela pessoal para a qual você pede a  benção.

Com muita alegria, vejo esse meu costume(e dos irmãos também)  ser passado aos filhos. Seja real ou virtual, sempre gosto de ouvir “Bença, mãe”, seja ao acordar, ao sair para o trabalho, ou ao dormir.  Eles têm o mesmo respeito para com o pai, avós, tios e tias (mesmo que  não sejam consanguíneos). Se mantenho contato com eles uma, duas, ou dez vezes ao dia, em todas me pedem a benção. Espero que também  repassem esse bom costume aos meus netos. Sei que esse costume permanecerá.


De fato,   os costumes  mudam ao longo dos tempos (que bom que mudam, porque não seria nada agradável, nos dias de hoje, manter pessoas  escravizadas, separadas umas das outras pela sua cor;  mulher casar  por imposição dos pais etc.  Mas estamos falando de não manter MAUS costumes). 


Num Mundo de violência, de desrespeito, de intolerância... por que não manter os BONS costumes?


Infelizmente,  vejo pais que se dizem modernos não estimularem  mais essa prática. Muito pelo contrário! O  jovem  - até  mesmo a  criança – acaba pedindo benção(?) à  nova tecnologia em termos de celular, ou outro aparelho que o “conecte” às  modernices.  Tratam os pais, os avós....os  mais  velhos  por “TU”....e esses  riem...achando   tudo  muito engraçado.


Que pena. Que Deus os abençoe!

Mamãe Coruja

sábado, 25 de janeiro de 2014

Meus perfumes favoritos

Olás...



Toda pessoa tem algum segredinho em relação àquilo que usa, como cosméticos e perfumes, por exemplo.  Não  me  excluo  daqueles  que fazem questão de usar produtos que somam qualidade e bom preço. Se pudermos aliar qualidade e menor preço  ao comprarmos  perfume, batom, lápis para sobrancelha, lápis para boca, blush, hidratante ou perfume....melhor ainda. No mercado  existem marcas para  todos os gostos. Mas é  muito raro  você   encontrar em uma  só marca todos os produtos que você procura e  lhe satisfaçam.


Hoje quero falar de PERFUMES!!! Mas darei sequência sobre dicas de bons batons, hidratantes...e tantos outros  “milagres”  que nos deixam  mais.....atraentes, seja homem ou  mulher.


Aaaaaammmmooooo  usar (bons)  perfumes desde que me tornei independente, financeiramente. Não abro mão de perfumes com boa fixação e que não exalem em demasia. Perfume excelente  é aquele que você passa nos locais  adequados  do seu corpo, ao  sair para o trabalho, pela manhã, e, à  noite, ao chegar em casa, o perfume  está  ali....discretíssimo em você. O perfume  tem que ter boa duração,  para não ter que fazer   a “manutenção”   durante todo o dia (você acaba logo com o vidro do perfume, de tanto retocar, e o barato acaba saindo mais caro,ainda).


Recomendo alguns por serem  de extrema qualidade. São  perfumes que já experimentei e mantenho o uso, alternadamente.  Quando alguma pessoa passa por mim e sente a fragrância,  normalmente me pergunta o nome do perfume. Não me nego a  informar,  mas  acrescento que  perfume tem a ver  com a pele e o cheiro natural da pessoa, além da quantidade a ser usada.  São “ingredientes”  que irão somar para o perfume ficar suave em seu corpo e o cheiro não fique tão inconveniente quando você entrar em qualquer ambiente.


Perfume é como encontrar a sua cara metade:  não pode ser qualquer um! Tem que “avaliar” as qualidades.


Paris (Ives Saint Laurent) – um dos preferidos.  Sempre que  uso esse perfume desperta   atenção  pelo cheirinho  misterioso que exala.
Paris ( Ives Saint Laurent)


Euphoria  (Calvin Klein) – um dos  mais gostosos que já usei. E creio já ter “enriquecido” a marca de tanta propaganda  gratuita que já fiz desse maravilhoso  perfume. É outro   que  sempre me perguntam o  nome... quando estou usando-o.
Euphoria (Calvin Klein)


Essence (Narciso Rodrigues) – Santo Deus, um dos meus favoritos...!  Reúne tudo  que admiro  em um perfume:  maravilhoso, discreto, excelente fixação, suave....(não é tão salgado  no preço,  considerando todas essas qualidades).



Cartier de Lune (não é  eau de parfam, e sim toilette), mas  de  boa fixação e excelente para ser usado pela manhã,  dada a  fragrância cítrica suave).
Cartier de Lune


Para finalizar, não poderia omitir outra excelente marca: CHANEL. Por muitos anos usei Chanel nº 5 e o nº 19. Excelentes. Depois,  mudei para os perfumes  acima mencionados. Recentemente, a Chanel  lançou o m a r a v i l h o s o  Coco Noir. Demais!  Veio para reconfirmar a  tradicional  marca.

NUNCA  deixei  de  ter em casa  a  boa  Seiva  de Alfazema  e,   mais  recente, a Colônia de Castanha da Amazônia, da Harmonia Nativa. Após o banho, e mesmo antes de dormir (ao contrário da Marilyn Monroe, que  usava “apenas duas gotinhas de Chanel nº5.”), uso gotas dessas duas colônias. Você também, utilizando um borrifador, pode borrifar pequena quantidade de uma dessas colônias nos lençóis de cama e no seu  travesseiro. E tenha  bons sonhos!
 Água Colônia de Castanha da Amazônia (Harmonia Nativa)




Mamãe Coruja