domingo, 28 de setembro de 2014

Teatro Amazonas - 5º Festival Amazonas de Música

Olás...


Aconteceu em Manaus, no Teatro Amazonas, o 5º Festival Amazonas de Música - FAM, de 22 a 27 último, com  a realização de oficinas e workshops, uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, com a participação intensiva da Secretaria de Estado de Educação (SEC). Aliás, está de parabéns Robério Braga, sempre  promovendo esse  tipo de evento, como tantos outros, a exemplo do Festival de Cinema, de Óperas,  Concerto de Natal, e 11º Festival de Teatro da Amazônia, com a mostra competitiva a acontecer no mês de outubro. 

O importante nesses eventos é que o Governo traz os artistas do interior do Estado,  como uma maneira de dar a todos a oportunidade de mostrarem seus trabalhos. O FAM,  no ano passado, aconteceu no Município de Parintins.  Em 2015, será em Itumbiara, outro interior do Estado. 

Existem nichos de talentos  Amazônia afora. Considerando a dificuldade de logística nessa Região, como não aplaudir essas iniciativas, promovidas pela SEC?

Marquei presença, ontem, para acompanhar a final do 5º Festival Amazonas de Música. A mostra competitiva teve início no dia 24/09 .  Valeu muito a  pena. Música e interpretes de alto nível. Não poderia ser diferente.

Durante toda a semana foram realizadas as eliminatórias, 10 músicas foram selecionadas para participar da grande final, nesse sábado. Todas de alto gabarito, sem dúvida. Porém, sempre temos aquelas que, de alguma forma, a letra, a melodia e  a interpretação nos tocam.

Nicolas Jr, com "Memórias do Alentejo", Antônio Bahia, com "Pétrea", e  um "menino" (sim, creio ser o mais jovem de todos, mas dou minhas mãos à palmatória, por não lembrar o seu nome), fiquei "fixada" na performance, enquanto ele interpretava "Índios Urbanos".

Ao final, naturalmente que fiz questão de dar um abraço e parabenizar os meus "selecionados". E já convidada para, na segunda-feira próxima, dia 29,  participar do show de Nicolas Jr., já conhecido do público manauara.

O evento ainda teve um show especial do Grupo Carrapicho, grande homenageado da mostra neste ano, e muito bem merecida!

O Estado do Amazonas muito deve a esse Grupo. Levou nossa música a ser conhecida na Europa, com o "bate forte o tambor, eu quero é tic,tic, tic, tac", nos anos 90 (foi até gravada pela Ivete Sangalo, quando ainda integrava a Banda Eva). Este trecho da canção fez com que pessoas do mundo inteiro dançassem e prestassem mais atenção à Amazônia. Um sucesso estrondoso!  Várias são as histórias contadas sobre a repercussão de suas músicas no exterior. E ontem,  mais uma vez, esse sucesso foi cantado e contado, sob as batidas do ritmo de boi-bumbá.

Desde o "boom"  da canção "Tic,tic, tic, tac" na França, e posteriormente em outros países, o líder do Grupo  (hoje em dia formado com outros dançarinos), Zezinho Corrêa,  frequenta programas de emissoras de TV de todo o mundo. Ainda ontem, durante o show, comentou ter chegado da França, onde esteve desde o dia 20,  participando de um programa para a TV. Disse que sempre perguntam pelo Grupo, por onde anda.

Embora com outras formação de dançarinos, nas apresentações Zezinho sempre "convoca" os dançarinos antigos ao palco. É de arrepiar como ainda continuam bonitos e dançando maravilhosamente bem. Os aplausos são garantidos nessas horas. Que show!

O som de "Tic,tic, tic, tac"  ainda toca por aí.  Robério Braga, ao entregar o prêmio ao homenageado, comentou que quando foram à Bielorrússia, realizar concurso de instrumentistas para integrar a Orquestra Filarmônica do Amazonas, ao chegarem ao Aeroporto, a música de fundo que estava tocando  era "Tic,tic, tic, tac". O som é tão contagiante, que uma das moças,  brasileiras, deixou as malas no chão, e começou a dançar a coreografia do "tic,tic,tic, tac", e, claro, muitos ali presentes pararam para assistir e se balançar ao som da Amazônia. E  continua assim:   é um som que não deixa nenhum mortal ficar parado.

Sou fã do Grupo Garrapicho. No início de setembro também estive em mais um dos seus shows, realizado no Serviço Social do Comércio - SESC.  O espaço aberto  lotou. Público de todas as idades, de todas as gerações por lá esteve aplaudindo esse sensacional Grupo.

Uma homenagem muito merecida!



Mamãe Coruja 




.

3 comentários:

  1. Esqueci-me de comentar: ontem, durante um vídeo, logo no início da homenagem, o depoimento de um músico aqui de Manaus, que ao chegar à cidade do Porto (Portugal), foi ao Via Catarina Shopping. A música ambiente que tocava era "Tic,tic,tic, tac". Entrou em uma loja de discos, segundo ele, e estavam expostos - em toda a loja -, os discos do Grupo Carrapicho.

    ResponderExcluir
  2. Com um nome assim, só podia fazer sucesso :O)

    ResponderExcluir