domingo, 16 de março de 2014

Um Programa de Índio

Olás...

Hoje, domingo, fiz um "programa de índio", mas não na concepção de que programa de índio é qualquer atividade que aborrece, ou, a la gringo,  This is a very boring program (Este é um programa muito chato). Não  mesmo!

Aliás, quem disse que programa de índio aborrece? A expressão geralmente é usada na forma negativa, como um programa que não dá ou não dará certo, como, por exemplo, se as pessoas têm certo desconforto, se o ambiente é muito lotado ou muito calor.

Até pode ser tudo isso, porque no meu programa de índio de hoje fugi da mesmice e fui a um lugar, distante 80km de Manaus. Fui visitar a ex-sogra e, como sempre, fui bem recebida. De fato, estava bastante quente, mas o passeio teve um prazer à parte. E visitar a ex-sogra não me aborreceu. Ao contrário.

Meu "programa de índio" foi na forma positiva, justamente por ter sido realizado fora do padrão dos ambientes da capital,  e mais próximo à Natureza. Portanto, sou contra a forma negativa com que a expressão é usada.

Dirigi 160km- ida e volta - e voltei mais contente, ainda.  Nem vi passar o percurso feito  em pouco mais de 1 hora, porque fui conversando com ilustres acompanhantes e olhando a imensa paisagem verde à minha frente.

Comi tambaqui assado na brasa, revi antigo caseiro do nosso sítio (sempre simpático, fez o convite para comermos peixe pescado por ele no lago do sítio de sua propriedade. Iremos!). Na vinda, uma parada no no Restaurante da Priscila, para comprar as deliciosas guloseimas: broa, pé de moleque, cocadas e castanhada.

Foi um programa e tanto!!!  Portanto, vamos acabar, de uma vez por todas, com essa visão antropologicamente distorcida, de que "programa de índio" é algo aborrecido. Será isso mesmo, ou será que essa tal sociedade na qual  impera o consumismo- e a qual nós, os cara pálida pertencemos- é que pratica o secular preconceito contra essa etnia?

Eu adoraria fazer outros "programas de índio",  e serão  realizados!

Continuarei este texto outro dia, quando postarei as fotos, com cenários de um verde imenso, que mais parecia um oceano de vegetação.

Que bela a minha paisagem. Que maravilha  esse programa de índio.


Mamãe Coruja



Nenhum comentário:

Postar um comentário