domingo, 16 de fevereiro de 2014

Amazonas:Nós também temos (excelentes) cantores/compositores!

Olás...



O Estado do Amazonas tem um valioso  acervo de  cantores   e  compositores, mas somente  poucos – quase  raros -  saem    do cenário artístico  local, mesmo com talento  indiscutível.

Uma dessas  exceções foi o Grupo Carrapicho, tendo à frente o cantor Zezinho Corrêa. Inicialmente,  as  músicas focavam o estilo forró, em 1980, quando o  Grupo iniciava as apresentações,  ficando conhecido em toda a Região Norte.

Somente a partir da década de 90 é que o Grupo, descoberto por um produtor francês, passou a  ter sucesso  internacional. E que sucesso! De  Norte a Sul  do Brasil só se ouvia o som da  toada “Tic, Tic, Tac”.  A  versão lançada na França tornou-se um dos maiores  sucessos na Europa. Penso mesmo que  foi  a partir dessa “descoberta” que  o evento  folclórico de Parintins passou a ser programa  obrigatório de muitos  turistas (do Brasil e do exterior),  na  grande festa realizada no mês de junho,  dos Bois Bumbás  Garantido e  Caprichoso, na ilha de Parintins.

Em 2013, quando o Grupo completou 30 anos, foi realizado um show,  no qual foram apresentadas, cronologicamente, as  músicas que fizeram sucesso, e uma breve explanação sobre cada uma.  Tive imenso prazer em assistir Zezinho, no Teatro Amazonas. Um palco mais do que justo para receber  tamanha notoriedade. O especial momento foi a apresentação de "Tic, Tic, Tac".

Àquela oportunidade, Zezinho contou toda essa trajetória do Grupo e trouxe ao palco, humildemente como sempre, todos os artistas que integravam o Grupo (dançarinos(as) e toda a banda).  Foi um  programa e tanto, desses  que você  não  quer que acabe. 

Outra que merece grande destaque é Eliana Printes. Também tive a honra em estar presente a uma de suas apresentações “Tributo a Renato Russo”, no Teatro Amazonas.  Para mim, o ponto principal foi quando  cantou “Pais e Filhos” (ainda hoje me arrepio só de lembrar da emoção).   De um talento indiscutível, todo mundo que gosta de boa música deveria ouvir “Os Presentes”, “Sabor das Marés”, “Se chovesse você”, “Por onde você for”, e tantas outras preciosidades. Gosto tanto de Eliana Printes,  que certa vez enviei um CD dessa  grande artista para um amigo, em Portugal,  também ter o  privilégio em ouvi-la.

Cileno é outro talento amazonense.  São dele “Www.(I Love you)” e  “O amor está no ar”, mas  as boas músicas não se esgotam aqui.

Márcia Siqueira dispensa comentários. Tem a característica mais peculiar da Região: voz doce e suave, morenice natural, cabelos lisos como das índias amazonas. Só podia ser dela “Cunhantã”, “Amazonas Moreno”  e outras.

Não poderia deixar de citar ícones do cenário musical amazonense, como Nunes Filho, Abílio Farias, Arlindo Júnior, David Assayag, Chico da Silva (são tantos, e dos bons!). Peço perdão aos que não foram citados, porque preferi que minha memória escrevesse esse texto, a ter  que ir ao Google buscar. Mas meu respeito por todos.

Neste domingo, passeando de carro, ouvi o CD Divina Comédia Cabocla, de Nicolas Jr. , e confesso:  ainda não  ouvira nenhuma de suas composições. Nicolas Jr. não é amazonense, e sim paraense, mas nas letras já se pode notar o amor que tem por Manaus. São recheadas de críticas, com as  quais concordo em sua maioria, especialmente ao que fizeram de nossa cultura.  “Terra Brasil”, “A Viagem” (engraçada, mas verdadeira,  a comparação que faz entre Amazônia e Sudeste) , “Hipocrisia”, “Parabólicas”, “Manaus”, “Nas entrelinhas”, “Rogai por nós”...   tem mais?  Tomara que sim.

Bom, queria que nossas autoridades pudessem investir mais em  outros  talentos  por aí afora escondidos, às margens desses imensos rios Amazonas e Negro, porque  quase  em igarapés  eles  não estariam mais - os talentos. E nem preciso explicar o porquê disso.

Ah! Uma observação:  queridos  cantores/compositores!  Não enveredem pelo  mundo da política. Continuem a cantar  e compor belas  canções... e nos deixem sonhar com as coisas boas da vida.

Mamãe Coruja

Nenhum comentário:

Postar um comentário